Skip to content

“Vai onde eu to pondo o dedo!”

12/04/2010

Os 2º estágios atualmente exploram o Jogo da Memória da Arie.

Objetivo: estimular a atenção aos detalhes dos elementos da tela (posição, cores, características)

“Como joga?” Iniciei a aula. “Achar a peça igual” Resumiu bem o Pablo, do 2B – Bonilha. A emoção de achar o primeiro par de objetos no jogo da memória é muito forte. A frase “Olha, professor, achei!” é ouvida várias vezes nos laboratórios. Mas um momento da aula me chamou a atenção para outro assunto. Não sei se já comentei, as crianças do 2º e 3º sentam em duplas. A interação entre eles normalmente é amigável, tranquila, respeitosa. Estas são algumas frases que já ouvi que provam isso:

“Como você é burro!”

“Professor, tira ele que ele não sabe!”

“Daqui o mouse que você não sabe fazer!”

“Professor, ele demora muito!”

Vocês realmente acharam que é tudo pacífico? Pois é… Contudo é fundamental essa reflexão da criança em sua socialização, a questão do dividir, compartilhar. Aos poucos eles percebem que cada uma tem seu ritmo e no final outras aprendizagens importantes podem ser observadas nas relações: o respeito, a calma, a paciência, a tolerância.

Lembrei disso pois aconteceu com o Caique, 2B – Bonilha. Quando seu colega não estava conseguindo achar os objetos no jogo da memória ele utilizou algumas dessas frases acima. Conversei com ele e pedi para tentar ajudar seu amigo.

“Aqui tem um foguete! Vai onde eu to pondo o dedo!” Esse é o Caique mostrando a importância das duplas. Algo que muitos colegas sempre fazem na aula.

Os únicos que sofreram foram os monitores. Todo momento algum dedo aparecia desesperado para mostrar ao colega onde clicar.

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: