Skip to content

O saci apareceu! E bagunçou tudo!

03/09/2010

“Deus tá triste. Porque quando ele vê criança que fez bagunça ele fica triste.” Manoela, 1A- Bonilha, disse isso ao aprender que o Saci é o menino mais travesso que existe.

Todas as turminhas que chegaram no LIE ouviram a seguinte história contada por mim: “Hoje, quando cheguei aqui, encontrei uma bagunça, cadeiras caídas, fios soltos, teclados jogados. E eu descobri quem foi…. Este aqui:”

SaciObjetivos: valorizar a cultura popular, propiciar momentos de emoção.

Conversamos sobre as características do Saci, o que ele faz e quando ele aparece. Também ouvimos uma música “Olha que eu vi”  do Grupo Girasonhos – Pôr do Som.

E por fim, coletivamente jogamos “Vamos prender o Saci?”, jogo em flash produzido pelo SESC SP.

Eu disse:

“É só deixar uma coisinha fora do lugar que o Saci aparece e bagunça tudo!”

“Professor, na minha casa minha mãe deixa uma bagunça mas eu deixo tudo arrumado.”

“Minha irmã deixa toda a roupa espalhada no chão.”

“Eu não gosto do Saci.”

“Professor, acho que o Saci está na nossa sala.”

Então surgiu a seguinte pergunta: “Vocês deixaram lá na sala alguma mochila, algum brinquedo fora do lugar? O Saci só aparece se a gente deixar alguma coisa fora do lugar.” Bem devagar, em silêncio, caminhamos até a porta da sala.

Saci(9)

O  que encontramos?

Muitas histórias para contar em casa.

Ah! Depois eu prendi o Saci na garrafa para ele nunca mais voltar. Claro, se todos deixarem as coisas arrumadas!!!

No comments yet

Deixe uma resposta

